NÃO DIGA; EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO


Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira.
Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:
- "Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa." A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
- "Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas eu não tenho nada a ver com isso, não me prejudica em nada, não me incomoda."O rato foi até o porco e disse a ele:
- "Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira."
- "Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse:
- "O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!" Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher.O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal a galinha.Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e muitas Pessoas vieram visitá-la.Muita gente veio vê-la o fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
As situações a nossa volta influem direta ou indiretamente nossas vidas.
Não tenho nada a ver com isso, foi o que disse um grande dono de frotas de carroças antes de falir quando Richard Trevithick inventou a primeira locomotiva. As empresas de propaganda disseram o mesmo quando um homem chamado Robert Adler inventou o controle remoto. Não temos nada a ver com isso! Será que não? Pois bem, antes do controle remoto não se tinha a preocupação de investir em produção nos comerciais, por que era realmente terrível ter que levantar da poltrona toda hora para mudar de canal, mas depois do controle remoto houve um esforço monstruoso das empresas de propaganda para chamar a atenção do publico, que agora não se sentia obrigado a assistir o mesmo canal nos intervalos.
Não tenho nada a ver com a política! Foi o que eu disse quando o Collor se elegeu. Então ele roubou o dinheiro da poupança do meu pai e a minha família passou por muitas dificuldades na época. Não tenho nada a ver com a política disse isso também quando o Maluf se elegeu prefeito de são Paulo em 1993, afinal de contas eu não votava mesmo! Só que na época ele não investiu nada na educação, e olha o que aconteceu tem um mês que fui assaltado por dois jovens com idade de 15 a 17 anos que pela aparência não freqüentavam nenhuma instituição de ensino. A Varig está quebrando dizia a reportagem do jornal, e eu dizia; não tenho nada a ver com isso. Minha esposa que na época era minha noiva ficou desempregada e até hoje não recebeu seus direitos.
Não tenho nada a ver com isto? Quantas vezes já ouvi esta frase, eu mesmo a disse varias vezes.
Será que é medo de responsabilidade? Mario Quintana disse: “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso”.
Paulo diz que todos somos parte de um corpo em I Cor 12: “corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe pareceu melhor. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós.» Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; os que são decentes, não têm necessidade disso. Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria”.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

Por Leonardo Pessoa

0 comentários: