DENTRO DE VOCÊ...

Há algum tempo, um vendedor de balões infláveis vendia seu produto em uma movimentada praça. Quando as vendas diminuíam, soltava um desses balões.Ao flutuar no ar, despertava a curiosidade das pessoas e reaquecia as vendas por alguns minutos. Alternava as cores; primeiro soltava um branco, logo um vermelho e depois um amarelo.
Passado algum tempo, um menino negro puxou a manga de seu paletó, olhou nos olhos do vendedor e fez uma pergunta penetrante:
- Senhor, se soltasse uma bexiga preta ela subiria?
O vendedor de balões olhou para o pequeno com compaixão, sabedoria e compreensão e disse:
- Filho, o que faz o balão subir é o que está dentro dele.
É realmente impressionante como o ser humano tem a capacidade de julgar a tudo pela aparência externa. A supervalorização da imagem externa é uma grande responsável por problemas que adoecem a humanidade, e seus relacionamentos. Ao criar um estereótipo produzido a partir da aparência, deixamos de considerar os vários defeitos, pertencentes a todos, escondidos através do plano físico. Então, ao nos depararmos com essas falhas, surgem as decepções que provocam as divisões. É fácil ver como belas capas podem esconder finais desastrosos para uma história. É o caso do rei Saul o primeiro rei de Israel que a Bíblia descreve como “jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros” – 1 Sm 9:2, e que devido a sua insubmissão a Deus, foi rejeitado por ele.
Após sua desobediência, Samuel partiu a Belém para casa de Jessé, de acordo com a ordem que havia recebido de Deus; para ungir um de seus filhos, que viesse substituir Saul e estabelecer definitivamente o reino. Um rei temente a Deus, sábio, corajoso, forte e vigoroso, que governasse o povo de Deus de acordo com a Sua vontade. O ungido agruparia todas essas características, e mais outras, que o faria um grande líder para o povo de Israel.
Ao ver Eliabe, um dos filhos de Jessé, Samuel pensou estar diante do futuro rei de Israel, mas Deus o advertiu:
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como vê o homem, o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. – 1 Sm 16:7
É triste ver, como ainda a embalagem pesa mais que o conteúdo. Muitas vezes o preconceito impede nossa expansão. Por exemplo, se existe uma pessoa, que necessita de ajuda, mas não corresponde aos nossos padrões de perfeição, ela simplesmente será ignorada.
O mundo criou e dissemina um padrão estético que está através da mídia assustadoramente tomando as mentes.

A escolha de Davi como novo rei demonstra a ênfase divina nas características interiores, e não exteriores. O status de Davi na família era tão pequeno que nem sequer foi chamado para encontrar-se com Samuel. Davi era simplesmente o filho mais moço, que cuidava das ovelhas nos campos. No entanto, ele foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel, para realizar grandes feitos e fazer parte da linhagem da qual viria Jesus que Deus enviaria a Israel. Deus, é claro, não via Davi como sua família o via.
Não se julga o potencial de uma arvore pelo seu tamanho e sim pela qualidade de seus frutos. Nesta metáfora a arvore pode ser você!
Conta-se que os deuses da Grécia Antiga, temerosos de que os homens descobrissem seu PRÓPRIO POTENCIAL e ciumentos de que assim pudessem chegar ao nível deles(deuses), realizaram uma longa reunião para decidirem a maneira mais concreta de ocultar aos homens esse potencial.
Várias foram as propostas. Houve quem pensou em esconder o potencial humano nos abismos mais imperscrutáveis dos oceanos, mas foi lembrado que, no futuro, o homem penetraria o fundo dos mares.
Apresentou-se, também, quem propôs ocultar este potencial nas montanhas mais altas da Terra, mas tal proposta não foi aceita, porque o homem, em um dia não muito distante as escalaria.
Outro sugeriu esconder tal riqueza humana na Lua, mas salientou-se que o homem no futuro iria habitá-la.
Por fim, todos aceitaram uma estranha proposta: todo aquele poder incomensurável, “o potencial humano”, deveria ser escondido... Dentro do próprio homem.
Como justificativa para tal resolução os deuses disseram: "O homem é tão distraído e voltado para fora de si que nunca pensará em encontrar seu potencial máximo dentro do seu próprio ser.
Efetivamente o vendedor de balões tinha razão.
Pense naquilo que você carrega aí dentro de você e não se esqueça: “O que está dentro de você é o que lhe fará subir”.

Por Leonardo Pessoa


0 comentários: