Jesus Cristo, a grande razão de celebrarmos o natal.



“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens...” Lc 2:14

Foram essas as palavras daquele coral celestial anunciando o nascimento de Jesus. Essa é a última vez que Deus fala por intermédio de anjos, no dia em que Deus se fez homem. A partir dali não era mais necessária nenhuma mediação angelical entre Deus e os homens, por que através de Jesus Cristo Deus se tornou humano.

Para se relacionar com a humanidade Deus que é onipresente se limitou a um só lugar, se esvaziou até o ponto em que coube num berço, o infante Jesus é o resultado de todo esse esvaziamento de Deus.

No natal Deus se fez tão próximo que recusamos acreditar, que era realmente ele. Esperávamos “um deus” que demonstra-se  poder e glória e recebemos um menino que não fez questão de receber as glórias por sua filiação e revelou-se em uma manjedoura.

Por essa razão o natal nos lembra que Deus pode ser visto e celebrado no outro. É festa de inclusão, onde socializamos não só o pão, mas o amor através da troca de presentes, dos abraços e dos desejos de um novo ano melhor.

Também é época de reconciliação e paz. Jesus é a encarnação da paz, o príncipe da paz. Os religiosos acreditam, erroneamente, que no mundo só haverá paz quando formos iguais a Deus. O natal nos lembra que Deus agora é humano e por isso não existe mais qualquer cobrança.

Deus não se travestiu de gente, ele encarnou, viveu, conviveu, sangrou e morreu. E se existe alguma exigência de Deus é essa; que vivamos plenamente e nos relacionemos uns com os outros.

 John Lennon em um trecho da sua música Merry Christmas (War is Over) diz assim:
“E então é Natal; E o que nós fizemos?”

É natal, e o que fizemos? Vamos viver, nos relacionar, amar e contribuir para que Jesus nasça no coração das pessoas. É natal, e o que faremos? Sejamos o consolo e a felicidade de alguém, transformemo-nos em uma extensão do braço de Deus. Presenteando com um abraço ou um beijo, abençoando os que sofrem, promovendo a justiça e sinalizando a paz.

O natal é a consciência de que existe outro jeito de viver, que existe outra forma de se relacionar, existe outra forma de ver a pessoa que está ao meu lado. Ao menos uma vez no ano entendemos o que Deus realmente quis dizer.

Por Leonardo Pessoa

Deus além dos Sentidos


Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria o mal, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Tenho a certeza que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias”. Salmo 23: 4-6 (Bíblia NVI).

Quando nascemos nossos sentidos se afloram, por uma questão lógica penso que o primeiro seja o tato depois audição, visão, olfato e acredito que por último seja o paladar. É provado que o Ser quando nasce não tem percepção de paladar, não diferencia o doce do amargo nosso cérebro é quem faz essa associação com o passar dos anos, isso também acontece com o olfato.

Doce é bom o amargo ruim, essa associação é feita naturalmente. Acredito que seja esse o porquê adoço o leite do meu filho recém nascido?

Somos seres sensoriais, trazemos para nossa vivência somente o que é percebido pelos sentidos. Tato, audição, visão, olfato e paladar. Nos relacionados com a realidade a nossa volta, tendo como mediador os sentidos físicos. Esse relacionamento mediado pelos sentidos gera em nos sensações que descrevemos como boas ou ruins.

Só podemos afirmar como real aquilo que nossos sentidos percebem. O ar, com exceção de São Paulo, é um bom exemplo. O ar é invisível e inodoro sei que ele existe pelo fato de poder senti-lo.

Difícil é perceber Deus da forma que somos habituados a perceber todas as demais coisas na vida. Deus é intangível, não possui densidade não pesa é incolor e inodoro, não é quente nem frio, duro ou fofinho.

Eu não posso dizer fisicamente se Deus é real, se está ou não está ou se é bom ou não. Várias foram às vezes que ouvi que Deus estava em determinado lugar, mas não consegui vê-lo, ouvi-lo ou sequer senti-lo.

Nosso crivo para saber se Deus está ou não está em determinado lugar são as sensações obtidas ou não neste ambiente. Se eu sinto Deus está, se não sinto nada não está.

Quando sei que Deus é bom? Deus é bom quando o resultado da minha confiança em Deus me beneficia imediatamente. Por exemplo; dei o dizimo e Deus me deu em dobro, devido a uma circunstância perdi o emprego mais rapidamente encontrei outro melhor etc.

Nossa relação com o divino está impregnada com esses conceitos que aplicamos com sucesso no cotidiano quando vamos comprar e comer etc. Estou com sentido fome, vou a um restaurante sacio minha fome; se me senti bem neste lugar volto ao mesmo restaurante outras vezes se não, não volto.

Não devemos basear nossa caminhada com Deus nas circunstâncias e sensações que tivemos ou teremos. Nosso contato com Deus é mediado pela fé. O que é a fé senão o grande conflito de crer que algo é ou será apesar das sensações e circunstâncias dizerem o contrário.

Infelizmente nos dias atuais Deus precisa se mostrar evidente em nossas circunstâncias e sensações para que se creia nele. Temo que não sejamos capazes de andarmos com Deus aquém das evidências e as sensações adversas do dia-dia crendo em sua bondade.

Até no momento de nossa celebração buscamos uma boa sensação, como um arrepio gostoso para que tenhamos a confirmação de que Deus é bom e que está no meio de nos.

Quero a consciência do salmista, mesmo passando pelo vale da sombra da Morte ter a certeza da bondade e da misericórdia de Deus sobre minha vida todos os dias.

Ouvi certa vez o Pastor Ricardo Gondim dizer assim: "Eu não sinto Deus, eu sei Deus!"

Que Deus me ajude a ter essa consciência. Quero andar com Deus acreditando no seu amor, bondade e misericórdia ainda que as evidências e circunstâncias a minha volta apontem ao sentido contrário.

Posso ouvir um amém?

Por Leonardo Pessoa

PROPOSTA DE MEDIAÇÃO


O Rio de Paz, movimento da sociedade civil, que luta pela redução de homicídio no Brasil, vem por meio desse comunicado, propor às autoridades públicas do Estado do Rio de Janeiro, que seja feita uma proposta de rendição aos narcotraficantes que se encontram na comunidade do Complexo do Alemão, dando-lhes um prazo para deporem literalmente as armas e entregarem-se à polícia, antes que haja a provável operação policial que está para ocorrer, cujo objetivo é libertar aquela localidade do domínio territorial armado de uma facção criminosa.

 Os motivos desse pedido relacionam-se aos seguintes fatos:

 1. O possível efeito emocional e dissuasório da ação inédita, realizada no dia de ontem, pelas forças policiais em parceria com a Marinha brasileira, sobre a vida dos membros da facção criminosa que atua naquela localidade.

 2. A preservação de centenas de vidas, uma vez que, a probabilidade de banho de sangue é concreta, caso haja resistência por parte dos narcotraficantes. O Rio de Paz quer evitar, entre outras coisas, cenas de pais e mães carregando no colo corpo ensangüentado de filho morto.

 3. O aspecto moral da questão. Oferecer-lhes a proposta de rendição, que preservaria vidas humanas, é atitude que melhor se harmoniza ao espírito que deve reger as relações humanas no Estado Democrático de Direito.

O Rio de Paz ressalta o êxito das decisões tomadas pela Poder Público, após a crise que se estabeleceu no campo da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro: A Vila Cruzeiro foi retomada sem derramamento de sangue; O extenuante trabalho das nossas polícias na tentativa de restabelecer a ordem pública; A conjugação de esforços com as forças armadas brasileiras; e O compromisso com a transparência, com todas as autoridades da área de segurança, colocando-se à disposição dos meios de comunicação para que a sociedade receba esclarecimento.

O Rio de Paz entende que, em momento tão crucial da história da nossa cidade, a população deve estar ao lado dos seus governantes, para que seja debelado o problema histórico e crônico do terror impingido pelas facções criminosas. Não é momento para divisões. A vitória do Estado é a vitória de toda uma sociedade, que está farta da barbárie e de enterrar seus mortos.

 “O mundo está de olho no Rio de Janeiro, torcendo para que encontremos solução para a crise da segurança pública, mas atento a fim de saber se o nosso procedimento será de povo civilizado. Estamos diante de grande aceno à democracia: nunca tantos anelaram pela vitória sobre o crime organizado. Estamos diante de grande ameaça à democracia: nunca tantos quiseram a vitória sobre o crime organizado a qualquer preço. A mínima possibilidade de vitória sem derramamento de sangue impõe o dever imperioso de darmos chance à solução pacífica. Pode parecer romântico, mas antes de tudo trata-se de uma demanda da razão e do amor”, declara Pr Antônio C. Costa, presidente do Rio de Paz.

Extraído do blog Rio de Paz: http://riodepaz.typepad.com/rio_de_paz_news/2010/11/proposta-de-mediação.html

Em nome “do” Jesus

Próximo a casa da dos meus pais ainda existe uma venda que freqüento desde garoto. Na época meu pai tinha uma conta com o dono do estabelecimento. Praticamente todos os dias eu ia a venda buscar alguma coisa em nome do meu pai. Pão, tomate, açúcar, frango etc. Todas as vezes que ia a essa venda pedia um salgadinho de camarão, praticamente era um vicio.

Até que um dia meu pai resolveu analisar as anotações do caderno de despesas do mercadinho e viu que em um mês praticamente uma folha era só de anotações de salgadinho de camarão. Ele pediu ao dono da venda para que não vendesse mais esse produto para mim.

No outro dia quando fui à venda pedir pão, leite, alface e o salgadinho de camarão em nome do meu pai o dono da venda me deu todos os produtos e quando eu ia reclamar a falta do salgadinho de camarão ele disse; seu pai não quer que você consuma esse produto.

Nos protestantes acreditamos que podemos usar de maneira mágica o nome de Jesus para as coisas acontecerem. E nos baseamos erroneamente em um trecho bíblico de João 14:13-14: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”

Basta colocar o “em nome de Jesus” ao final de cada frase e sua oração terá sucesso. ABCD... em nome de Jesus! FGHI... em nome de Jesus! Isso não é a vã repetição que Jesus diz em Mateus 6:7-8? Mesmo se a vã repetição é o nome de Jesus. Pensa-se que o nome de Jesus é aquela chave de segurança que dá acesso as operações de nossa conta corrente.

Quando tinha 23 anos era procurador da empresa em que eu trabalhava para retirar e assinar documentações junto a cartórios e bancos. Poderia fazer qualquer coisa, mas quando assinava em nome da empresa tinha que ser para o beneficio da empresa e não para meu beneficio.

Você não pode usar o nome de Jesus para suas motivações egoístas. Quando ele disse ; “tudo quanto pedirdes em meu nome” ele está dizendo; como eu pediria a meu pai.

Orar ou falar em nome de Jesus é apostar naquilo que ele aposta é direcionar sua atenção em torno das coisas que Jesus defende e acredita. “Em nome de Jesus eu vou derrotar e humilhar meus inimigos”. Não, o seu pai não quer que você se consuma com o produto da ira.

Qualquer pessoa que me conheça um pouco sabe de minha total aversão a “Funk proibidão”. Se você pedir a minha esposa ou a qualquer um dos meus amigos e disser; Estou aqui em nome do Leonardo para retirar com você um valor “x” para comprar um CD de funk proibidão.

O que você ira ouvir imediatamente é; o Leonardo jamais autorizaria uma coisa dessas. O cidadão chega diante de Deus “em nome do Jesus” pedindo algo que o Jesus jamais pensaria em dizer, quanto mais em fazer. Ou ele é doido ou não conhece nem um pouco a Jesus.

Vi inúmeras vezes no ambiente religioso um “diabo” falar em nome de Jesus escondido atrás do púlpito. Como sei que era um “diabo”? Porque ele falava em nome de Jesus tudo aquilo que Jesus não era. Hoje nos ambientes religiosos estão falando do nome de Jesus. Mas o ser que descrevem é o diabo. Em nome de Jesus e com o uso da Bíblia roubam, matam e destroem.

Não sou cético. Acredito que há sim poder no nome de Jesus. Por sua filiação, vida, morte e ressurreição o nome de Jesus está acima de todo nome e perante o seu nome principados e potestades se prostam.

Se por acaso você está desempregado e “suspeita” que sua falta de emprego é uma investida de espíritos malignos e potestades, ore em nome de Jesus e esses espíritos te deixaram e você encontrará trabalho ainda hoje. Agora se seu problema for por que a economia está em crise ou porque o seu currículo está desatualizado vai demorar um pouco.

Se sua enfermidade “por acaso” for um ataque de espíritos ou do demônio em nome de Jesus se curado agora. Agora se não; procure um bom médico em nome de Jesus.
Orar por coisas que estejam de acordo com a vontade de Deus é a essência de orar em nome “do” Jesus.

Por Leonardo Pessoa

Revista Época 08/2010 – Os novos evangélicos

A Vera do Blog A Estrangeira publicou a matéria da revista época do mês de agosto sobre OS NOVOS EVANGÉLICOS, vale a pena todos que não puderam comprar a revista darem uma olhada. Segue o link:


Em conversão


Estou cansado. Não aguento mais tanta impunidade. Não consigo exercer o cristianismo diante de um crápula que usa brechas da lei para se safar de um crime hediondo. Que mata, que participa de corrupção ativa, que rouba o país, que rouba a inocência de uma criança. Do líder religioso que implanta medidas místicas de outras religiões, que trata seu membro com lixo na busca cega por crescimento financeiro e numérico. Não sou santo, mas também não sou a encarnação do mal. Como Deus pode amar alguém assim.

Como Jesus pode, por exemplo, visitar um homem como Zaqueu? Um homem de índole incorreta, que certamente eu, que não sou um bom exemplo para nada, não aceitaria nos seus círculos de amizades, alguém que ninguém quer ter do lado como amigo.

Zaqueu não passaria pelo meu crivo, porém ele é o escolhido por Cristo. É desconcertante para eu acreditar que Jesus naquela cena diante de pessoas idôneas prefira aquele que a meu ver não presta.

Sei que é errado pensar assim, mas eu não sei amar do mesmo jeito que Deus ama, eu ainda prefiro andar com os corretos, a minha preferência ainda é pelos santos e por aquelas pessoas que tem alguma utilidade para mim.

“Eu não sei amar os inúteis senhor! Eu não sei amar os ignorantes, que cometem o mesmo erro todos os dias. Eu não sei amar aqueles que não atendem ao meu pedido, não seu amar aqueles a quem julgo não merecer o meu amor”.

Acredito que a mensagem de Jesus é realmente buscar o que havia se perdido, aquilo que não interessa a sociedade. A mensagem do reino tem de alcançar todos mesmo aqueles que estão a margens da vida, abandonados marginalizados excluídos, pois não tem muito a oferecer.

Só comecei a entender um pouco essa misericórdia de Deus, quando pude senti-la na minha vida e vi que ela também é para mim, não só para o que estava do lado, não só para aquele que eu desprezo.

Hoje com 27 anos estou em processo de conversão. Converter é transformar a partir de. Por exemplo, eu possuo um arquivo de áudio que está no formato wma (Windows Media Áudio). Meu aparelho de som só lê arquivos em mp3, se eu quiser ouvir esse arquivo de áudio preciso convertê-lo para mp3. Dai através de um programa o meu arquivo que era wma se converteu para mp3 e agora a música que eu não ouvia posso ouvir.

Conversão é isso é pedir a Deus, senhor nessa hora eu não consigo amar essa pessoa, eu só consigo ver o pecado dela, pra mim ele (a) não possui nada de bom. Deus converte seu coração no coração de Jesus e aquele sentimento que não podia ser ouvido no seu corpo é transformado então posso ouvi-lo e manifestá-lo.

Todos os dias procuro me apaixonar pelas escolhas de Jesus, mesmo que ainda não consiga fazê-las.

Por Leonardo Pessoa

Reverberando a Vitória II

Atrevo-me a pensar mais uma vez sobre vitória. Quando me converti ao cristianismo foi me dito que com Deus sempre vencemos, que os vitoriosos são os justos. E na verdade só são vitoriosos porque tem a benção de Deus, e só a possuem porque são justos.

Desde muito jovem sempre fui aficionado por quadrinhos, para se ter uma idéia com oito anos eu possuía cerca de 700 revistinhas, esses quadrinhos refletiam sempre o herói como o vitorioso isso fazia muito sentido pra mim. Quem morre, ou sofre algum mal é o vilão e não o herói. Nos quadrinhos, pelo menos na minha época, o bem sempre vence. Na lógica religiosa a mim apresentada também.

Curioso, essa é a mesma utilizada na sociedade atual. Basta observamos a impunidade nos meios políticos e sociais. “Não ele não é corrupto porque se fosse estaria preso, e se está solto é porque é justo”

Essa lógica torpe e violenta diz que; quem vence está certo, e só vence porque está certo. E estando certo tem a benção e a aprovação de Deus, e por receber a benção e a aprovação de Deus é que vence.

Foi essa a lógica que motivou a Davi enfrentar o gigante. “Estou do lado da justiça, e por que estou do lado da justiça tenho Deus do meu lado, e porque Deus está ao meu lado vou derrotá-lo. E quando eu vencê-lo todos verão que estou lado da justiça e que Deus é comigo e não com o filisteu”.

Todas as sociedades pensam assim; os vitoriosos estão certos e se estão certos Deus está do lado deles. E porque estão certos e possuem Deus ao seu lado vencem.

Mas Jesus Cristo, o justo de Deus morre. A bênção encarnada é condenada a maior maldição possível aos homens. A personificação da justiça de Deus é crucificada.
“Tú não és o filho de Deus? Deus não é contigo, então desce da cruz!” disseram.

Através de Jesus Deus nos mostra que a vitória não significa necessariamente justiça, posso ser vitorioso mesmo não sendo justo basta possuir mais poder que o outro. Mostra-nos que aparentemente quem perdeu pode ser o verdadeiro vitorioso.

Quem é o Justo? O justo é o crucificado.

Mas o crucificado não é o que perdeu o derrotado? Sim, é possível que um justo seja derrotado, mesmo com a certeza que Deus está ao seu lado. E mesmo aparentemente derrotado ser o grande vencedor.

Por Leonardo Pessoa

Reverberando a Vitória I

Acredito que o termo vitória tenha ganhado espaço na minha vida com os jogos olímpicos de 1988 mesmo tendo apenas 5 anos. Lembro-me da corrida dos 100 metros razos o Ben Johnson foi campeão e bateu um recorde mundial que pertencia a Carl Lewis se eu não me engano. Mas na mesma semana o Ben teve de devolver a medalha ele foi pego no doping.

Pela gana de ser o primeiro Ben Johnson ficou alguns anos banido das pistas.
Foi o aristocrata francês, Barão de Coubertin, quem recuperou os Jogos olimpicos. Tentando reavivar o espírito das primeiras olimpíadas instituiu prêmios para cada colocação para a disputa ficar mais acirrada. Recebiam o premio as colocações de primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo uma medalha de ouro para o primeiro, de prata para o segundo e de bronze para o terceiro.

Historiadores dizem que os poderosos da época apostavam entre si para ver qual competidor ganharia, então deixavam alguns dos seus ao redor das pistas, estes jogavam moedas sobre a pista, os que achavam que não tinham possibilidade alguma de vencer já paravam e pegavam as moedas, filtrando assim os competidores, quando a corrida aproximava-se de seu desfecho jogavam ainda mais moedas, na esperança de que um futuro campeão, (que não era o seu escolhido), viesse a desistir.

O interessante como essa disputa imita a vida. Pois na corrida da vida todos querem ser vencedores: o primeiro da turma da escola, o melhor no trabalho, o rapaz rico e o craque do esporte são apenas alguns dos exemplos. Assim, para obterem tais “títulos”, alguns trapaceiam. Utilizam-se desde a simples “cola” no colégio até o furto no trabalho, desde passarem “por cima” do companheiro de serviço ou ministério até a fraude no esporte como fez o Ben.

Subterfúgios esses utilizados com o fim exclusivo de chegarem ao primeiro lugar e então serem considerados como os vencedores. Declarados como “primeiro lugar”.

No geral as pessoas querem vencer. Pretendem obter sucesso e demonstrar isso para suas famílias; seus amigos e para sua comunidade e sociedade em geral. Ninguém deseja ser um perdedor, ou o “desajeitado” da turma.

Por essas e outras que cursos, palestras, e cultos do tipo “Alcance o sucesso” estão aí sendo ministrados aos montes lotando os auditórios e igrejas. Nesses eventos são ensinadas técnicas de auto-ajuda, auto-estima e dicas de como a pessoa deve fazer para se dar bem na vida, com o auxilio divino é claro; porque se Deus é por nós....

Tanto a trapaça quanto as técnicas de auto-ajuda não fazem do indivíduo um verdadeiro vencedor nessa maratona que é a vida. Não é a fraude, tampouco as receitas do sucesso, ingredientes para a plena vitória.

Por quê? A resposta está, primeiramente, na forma como encaramos a nossa corrida. Se acreditarmos que a pista que percorremos possui somente “alguns metros” de distância, cuja chegada está bem ali, no final da nossa passageira existência, poderíamos, então, ter como certo, que o subterfúgio da trapaça seria a melhor opção para sermos os vencedores.

Entretanto, a pista da nossa corrida é bem mais distante que qualquer maratona olímpica. Nosso tempo de existência é somente a largada de uma eternidade que nos aguarda. E quanto àqueles que trapacearam, serão pegos no maior de todos os exames: O exame de Deus da consciência do homem. Assim, os que começaram bem, podem terminar mal.

Sem falar naqueles que desistem da corrida da vida por causa de algumas moedas...

O maior vencedor olímpico não é o atleta que conquista a medalha de ouro, ou mesmo uma medalha, seja de prata ou bronze. A medalha de ouro é um detalhe que se submete a muitas variáveis.

Na piscina de 50 metros a distância entre o ouro e a prata é apenas um piscar de olhos. Fatores genéticos, recursos tecnológicos, acompanhamento clínico, nutrição, condições físicas para o treinamento, equipe técnica, apoio financeiro e outros tantos acabam por afetar o resultado mais até que o talento, a dedicação e a disciplina de cada atleta.

A maior batalha de um atleta não é contra seus adversários. Vencedor não é quem supera o outro, é quem supera a si mesmo. “Eu venci”; grande coisa!

Parafraseando o sábio Salomão, “maior é aquele que conquista a si mesmo do que aquele que conquista uma medalha de ouro” (Provérbios 16.32). Talvez por essa razão o apóstolo Paulo tenha comparado a carreira da fé aos jogos olímpicos (1Coríntios 9.24-27).

No podium olímpico apenas um leva o prêmio. Mas no podium da vida todos podem ser coroados vencedores, mesmo aqueles que chegam por último, pois na vida não competimos uns contra os outros para chegar na frente, mas contra nossos próprios limites e sombras, simplesmente para chegar.

Por Leonardo Pessoa





Sócrates, Glauco, Adimato e Eu...


A República (Livro VII) de Platão conta o “mito da Caverna” que é a narração de um dialogo de Sócrates com Glauco e Adimato. Neste Platão utilizou a linguagem mítica para mostrar o quanto os cidadãos estavam presos a certas crendices e superstições.

A história narra a vida de três homens que, acorrentados no interior de uma caverna desde sua infância, ficam voltados para o fundo dela apenas podendo contemplar uma réstia de luz que refletia as sombras que eram projetadas no fundo da parede, tendo como realidade, apenas aquela visão. Esse era o seu mundo.

Certo dia, um dos habitantes resolveu voltar-se para o lado de fora da caverna e consegue se libertar, seguindo o caminho de luz que o leva para fora da caverna. Quase ficou cego devido à claridade da luz. E, aos poucos, vislumbrou outro mundo com natureza, cores, “imagens” diferentes do que estava acostumado a ver, contempla então a realidade, o mundo das idéias.

Voltou para a caverna a fim para narrar os fatos aos outros dizendo que as sombras não são tudo que existe. “Mas não acreditaram nele, estavam acostumados às sombras e acreditando que elas são toda a realidade, revoltados com a suposta” mentira” o mataram.

Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: A sensível (que percebe pelos sentidos) e a Inteligível (o mundo das idéias). O primeiro é o mundo da imperfeição, pelo fato de ser limitado e o segundo encontraria toda a verdade possível para o homem.

Segundo Platão a caverna é o mundo sensível onde vivemos, a réstia de luz que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira (as idéias) sobre o mundo sensível. Os prisioneiros somos nós, e as sombras são as coisas sensíveis que tomamos pelas verdadeiras. Os grilhões são nossos preconceitos, nossa confiança em nossos sentidos e opiniões. Mostrando a visão de mundo do ignorante, que vive de senso comum, e do filósofo, na sua eterna busca da verdade.

O ser humano deveria procurar o mundo da verdade para que consiga atingir o bem maior para sua vida. Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.

Por muitos anos vivi em uma caverna, mas a culpa não era minha eu nasci lá. Tudo que entendia como vida eram as formas nas sombras das paredes, essa era minha realidade absoluta sobre a vida e sobre Deus. Só me permitia crer no que as sombras conseguiam reproduzir. Lá vivi sob a manipulação dos meios de comunicação, do sistema capitalista e das maldições hereditárias.

Um dia, dois amigos chamados Wagner e Clayton, que nasceram ali na caverna, mas haviam se libertado das correntes e saíram de lá voltaram para contar como era o “mundo” fora da caverna. Contaram que lá tudo era colorido e que não havia penitencias ou maldição alguma, que o capitalismo não impedia que as pessoas ajudassem umas as outras e o pior que havia mais 13 canais na TV aberta além da Globo.

Pedi para que fossem embora e desfrutassem sozinhos daquela que julgava “uma falsa descoberta”. Minha vontade naquele momento era de matá-los. Aquelas informações contrastavam de frente minha zona de conforto. Depois remoendo as idéias notei que realmente havia vivido somente as sombras da vida. Minha vontade era sair logo dali, ver como era realmente o mundo lá fora, foi então que percebi. Estava acorrentado. Chorei, chorei, após a seguinte constatação. Eram 22 anos preso naquela caverna.

Lendo o único livro que se podia possui naquele lugar, uma história me chamou a atenção. Era sobre um homem que há muitos anos atrás havia entrado naquela caverna, e que sua presença iluminava o lugar ele falava com doçura das maravilhas de um mundo fora da caverna, o que confirmava a história contada pelos meus amigos. O livro disse também que os habitantes dali não creram naquele homem e revoltosos o mataram. Mas antes de morrer ele livrou o povo das correntes.

Estranho, eu ainda tinha correntes. Num ato desesperado forcei as trancas elas abriram, estava livre. Tentei virar para a saída da caverna e a luz cegou-me. Era brilho demais para alguém que estava acostumado a sombras. De olhos entreabertos segui o caminho da luz e finalmente sai da caverna. Hoje conceitos como sombras e escuridão são para mim somente conceitos de um passado sem comunhão. Hoje sei que não é a luz a causa das sombras, mas os obstáculos que agora, em mim, não mais existem.

Muitas informações no mito da caverna denunciam a alienação humana, seja ela social política ou religiosa. Criam realidades paralelas e alheias. Até quando alguns escolherão o fundo da caverna?

No que tange a religião, muitas pessoas, como eu, estão tão arraigadas na sua crença que não conseguem perceber o mais importante; a beleza que existe no divino.

Por Leonardo Pessoa

Pecadores Anônimos

Pouco antes de meu filho Lucas nascer eu fazia um curso de Inglês em um centro católico de ensino. Este local também servia de sede para um grupo dos Alcoólicos Anônimos ou AA.

{Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade mundial de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.Os novos membros do AA são encorajados a não beber "um dia de cada vez". Através de exemplos, testemunhos e pelo companheirismo concentram-se em não beber hoje. Ao se afastarem da bebida, começam a cuidar de uma parte da doença. Anunciam aos seus membros “Nossos corpos têm uma chance de melhorar”}.


Algumas das salas usadas pelo AA também eram usadas pela minha turma. Um dia olhando os cartazes deparei-me com um que mostrava os doze passos propostos aos Alcoólatras anônimos.

É claro que apenas alguns passos não reabilitam ninguém, mas o primeiro me chamou a atenção.

“Admitimos que éramos, e somos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”.

Ou seja, ou eles admitem que tem um problema ou estão perdendo tempo de estar ali.

Nossa maior dificuldade é admitir problemas, admitir que fizemos a coisa errada, em diversas áreas; conjugais ou não, comercias ou não, espirituais ou não.

No que diz respeito a espiritualidade; quanto tempo é desperdiçado nas nossas reuniões  religiosas, com a evocação de poderes sobrenaturais, possessões com línguas estranhas e pedidos de restituições divinas. (Se quer saber mais sobre isso acesse o blog do meu amigo Keiker: http://vozdedenuncia.blogspot.com/2010/05/restitui.html). 


Não existe mais um espaço para a reflexão pessoal e comunitária; a idéia não era reconhecermos que somos pecadores e que precisamos de ajuda para desenvolver nossa humanidade, pois perdemos o domino próprio? Estar em algumas reuniões religiosas hoje têm se tornado uma grande perda de tempo.

Acredito que o primeiro passo para nossa reabilitação com Deus acontece quando conseguimos dizer: “Miserável homem que eu sou!” E reconhecemos realmente que somos incapazes de não pecar. 

É preciso admitir que não conseguimos fazer as coisas certas e deixar de fazer as coisas erradas. “...Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”. (Romanos 7: 17-20 NVI)

Paulo diz que o grande problema que eu tenho sou eu mesmo, não é o que faço ou deixo de fazer, é o que eu sou.  

Preciso assumir que tenho um problema e procurar ajuda, sou um pecador. Não estou fazendo o que deveria fazer, não estou desenvolvendo minha humanidade. Preciso de auxilio divino e dos irmãos. Meu pecado não pode ter domínio sobre mim. 
Quando foi que o pecado começou a tomar espaço na minha vida? Quando decidi trilhar por caminhos de morte.

Na cena do Éden o homem está entre a arvore da “vida” e a arvore do conhecimento do bem e do mal, a qual continha um fruto com sabor de “morte”. O que há entre a vida e a morte? Nada, não há nada. O mito do éden mostra o homem entre algo que pode lhe dar vida e algo que pode lhe causar a morte. E que o homem escolhe o caminho de morte.

Os filhos de Deus são encorajados por ele a trilhar por caminhos de vida e vida abundante, são encorajados a deixar o pecado "um dia de cada vez", negando-se a si mesmos dia após dia. E através de exemplos, testemunhos e pelo companheirismo concentram-se em não pecar hoje. Ao se afastarem do pecado, começam a manifestar os dons do Espírito Santo. Anunciam aos seus irmão “Nos temos a chance de melhorarmos como pessoa, e a desenvenvolver nossa humanidade”.

É necessário enfrentar a nos mesmos, admitir que éramos, e que sem a ajuda divina somos impotentes perante o pecado, que estamos perdendo o domínio sobre nossas vidas.

Nossas fraquezas e pecados roubam nossa humanidade. Lute contra isso; um dia de cada vez.

Por Leonardo Pessoa

Miserável salvo que sou!

...amor, gozo, paz, longanimidade, beneguinidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Estes são os nove frutos do Espírito descritos em Gálatas 5:22. Quando recebemos o Espírito Santo somos guiados por seu intermédio a fim de sermos moldados segundo o caráter de Deus, que nos foi apresentado através da vida de Cristo Jesus.

Gálatas descreve os frutos da carne e os frutos do Espírito, o Espírito é contrário a carne, por essa razão me cabe aceitar ou não a influência deste espírito sobre minha vida.

Independentemente da decisão por mim tomada está a minha salvação; sou salvo e ponto. Cristo através de seu sacrifício cumpriu o propósito de Deus que era salvar.

Quando rejeito a influência do Espírito Santo em minha vida não deixo de ser salvo; mas torno-me um ser miseravelmente salvo. Você deve conhecer alguns seres assim, são aqueles que mesmo afirmando que são “pessoas de Deus” ninguém consegue ver nenhuma conexão de Deus com ele. Pois se o Espírito não rege minha vida não manifesto seus frutos.

Meu filho Lucas é esteticamente semelhante com minha esposa. Quando anúncio a alguém:

- Olha este aqui é o meu filho!

A primeira reposta que ouço é:

- Nossa, ele não se parece em nada com você.

Sinto-me mal, por acreditar que é muito triste ser filho e não ter semelhança alguma com o pai.

Neste caso levantado no texto, que vantagem tem ser filho de Deus e não se parecer nenhum pouco com ele? Não manifestar sua beleza, seu amor, sua graça?

A única vantagem é que quando eu morrer serei salvo.

- Só isso; existe apenas há uma vantagem e só poderei gozar desta única vantagem de ser “filho de Deus” quando eu morrer? Esse é realmente o único beneficio de ser filho de Deus?

Mas para agora, hoje; não há vantagem alguma?

Recebi há algum tempo um e-mail que contava a história de um homem que vivia pedindo esmola assentado sob uma pedra, este já era conhecido por todos daquela comunidade. Quando faleceu todos resolveram fazer seu enterro, decidiram então enterrá-lo embaixo da pedra na qual ele viveu a vida assentado a esmolar. A pedra foi retirada e encontrou-se um tesouro incalculável, para ironia de todos e daquele que viveu a vida esmolando sem saber que estava sob um tesouro incalculável.

Aceitar a Cristo somente para não ir para o Inferno quando morrer é pedir esmola, sem saber que está sob um tesouro incalculável.

Miserável salvo que sou; pois vivi minha vida a esmolar. Hoje busco o verdadeiro tesouro que se encontra sob a pedra, que é a grandeza e o calibre daqueles que foram colocados a sua direita por dar de comer ao faminto, de beber ao que estava sedento, por vestir ao desnudo e por visitar ao doente e ao preso sem saber que estes eram o próprio Deus.

Por Leonardo Pessoa

A IGREJA DE JESUS III

A essência


A essência de uma igreja não está na qualidade de sua liturgia, de suas celebrações coletivas, não está na excelência de sua estrutura operacional, na qualidade de sua gestão em nada disto. A essência de uma igreja está no fato de ser ela uma comunidade, pois está é a grande evidência da presença do espírito santo.

Em Atos 2 quando o espírito santo é derramado àquela multidão que está no cenáculo e em volta dele se torna comunidade, e o autor de atos descreve como vive esta comunidade. Se dedicando ao ensino dos apóstolos, a comunhão e as orações. Vendem suas propriedades e bens e distribuem entre si conforme a necessidade de cada um.
Baseando-me no fato de que hoje sou a morada do Espírito. Se o espírito de Deus não tiver liberdade de atuar dentro de mim, irei prejudicar toda comunidade, todos serão prejudicados porque “eu” não estou cheio do Espírito santo.

A fé cristã é uma fé comunitária, mais que começa no individuo, ou seja, toda comunidade depende de você, toda comunidade depende de mim, toda comunidade depende de cada um de nós pessoalmente.
Na fé cristã não existe a afirmação de que “meus problemas são meus problemas, e ninguém tem nada a ver com isso”. Essa lógica não existe na cabeça de um Deus que é triuno, Deus não raciocina com a lógica do individualismo.
Humildemente afirmo que, Deus raciocina com a lógica da pessoalidade individual, porém uma pessoalidade que se manifesta na comunidade e que existe para gerar comunidade.

Devemos pensar que conceitos como individualismo, não são conhecidos para Deus.
Toda vez que chegamos diante de Deus, ele pergunta: onde está teu irmão?

E se nossa fala é igual a de Caim: Sou eu porventura guardador do meu irmão? Ele nos diz: É sim.
 Ninguém entra na presença de Deus sozinho, porque não somos seres únicos, somos uma comunidade, somos uma família, somos comunidade de partilha. Este é o grande milagre da ressurreição de Cristo e do derramar do seu espírito santo.

Por esta razão nossa oração deve ser; Deus conceda-nos que sejamos um corpo só, em ti.
E assim infinitamente mais do que pedimos ou pensamos é o pensamento que teremos.

Será que conseguiremos ser este corpo? Será que é possível este tipo de relacionamento? Será que essa comunhão é realmente possível? Segundo a afirmação de Paulo em Efésios 3:20 sim. “Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos conforme o seu poder que já opera em nós”. Então qual é o problema?

O grande problema é que em relação a isto nem se quer pensamos, quanto mais pedimos. A maioria de nós pensa em si, não pensa em ser este santuário comunitário, a maioria de nós pensa em como é que esse Deus pode me ajudar, e não em como eu posso manifestá-lo.

O problema não é o poder que em nos opera, mas o que pedimos ou pensamos. Porque com tantas orações importantes pra fazer, referentes às lutas diárias sobre as contas que temos de pagar, bênçãos pessoais, etc. Que a igreja só é lembrada no momento em que estamos no culto.

E a igreja deixa de ser um projeto, e passa a ser um lugar. Não é a toa que o cristão adora o templo. Existem varias pessoas que se você disser que não a necessidade de um templo para se reunir, dizendo que é possível nos reunirmos em comunhão na casa de algum irmão; provavelmente você pode ser agredido verbal e fisicamente. Por que este dirá: O que? E a casa de Deus?
 Esquecendo que a casa de Deus somos nós. Perdemos a visão exposta por Paulo, foi aqui que saímos do caminho esquecemos o real projeto de Cristo.
O projeto de Cristo é construir uma casa para Deus, porque um Deus vivo só pode morar em uma casa viva. O escritor Paulo Brabo disse um vez que “Deus não se contentou em habitar apenas um filho”.
A igreja teria de ser a restauração da humanidade. Não da humanidade como única salvação de muitos indivíduos, mas porque é a retomada do “conceito” de humanidade, onde não há distinção de etnia, raça, sexo, onde todos são um em Cristo Jesus.

A igreja é o fim das nacionalidades, onde trêmula apenas uma bandeira, a da humanidade.

Por Leonardo Pessoa

A IGREJA DE JESUS II


O Projeto

Em pleno Israel, numa época onde havia opressão, angústia e violência, aparece uma comunidade que realmente se amava, que não competiam entre si, que não disputavam entre si por coisa alguma, de pessoas que não buscavam os próprios interesses. Imagine o choque que foi isso naquela sociedade, uma sociedade marcada por brigas religiosas.

"E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos". (Atos 2:42-47)


Um país dividido, os partidos políticos em Israel eram vários, elem representavam uma forma de ser Israel e uma forma de pensar Deus e de agir em relação a Deus.

 Essênios: Reclusos, se julgavam puros e não se envolviam com nada nem com ninguém.

 Fariseus: Que eram extremamente judiciosos estavam o tempo todo analisando todas as pessoas, todas as manifestações e suas ações, para ver se esses se encaixavam ou não na doutrina, se isto estava ou não correto, se era ou não correto, era ou não a vontade de Deus.

 Saduceus: Tinham um pacto com os romanos, que eram o partido dos sacerdotes dos que estavam no poder, e estavam aliados aos romanos, isto por que se observamos a história o sumo sacerdote Caifás era na verdade títere de Anás, que era *títere  de um imperador romano.

Zelotes: Revolucionários que queriam de certa forma, tomar o poder; queriam destruir a força do império romano, eram contra tudo o que estava oposto a eles contra todos os outros partidos.

Romanos: Estavam presentes em grande número, as legiões romanas andando para cima e para baixo nas estradas, Israel era um entroncamento todos passavam por ali, os romanos oprimiam as pessoas dali, sem respeito algum por ninguém. Obedeciam a um rei **suserano que na ancia de agradar o imperador Tibério César, aumentava os impostos dos judeus de forma abusiva principalmente para os pescadores, porque deseja conquistar do imperador o titulo de governador de todo Israel, e para isto tinha de engordar os cofres do império, destruindo assim as reservas do seu país.

E no meio de tudo isto, da violência com pessoas com medo de andar nas estradas sendo assaltados atacados, pessoas passando fome, miséria, aparece uma comunidade de pessoas que realmente se amavam, de pessoas que buscavam os interesses uns dos outros e não seus próprios interesses, de pessoas que se abençoavam mutuamente. Amavam de verdade, se abraçavam de verdade não estavam correndo atrás de nenhuma benção. Abriam suas casa para receber os irmãos e celebravam uns com os outros, e se abençoavam mutuamente, repartiam as coisas entre si, não porque houvesse uma doutrina que os orientasse a fazer isto, mas por que eram movidos por um amor que os impedia de ficar calados e omissos diante do sofrimento alheio está era a igreja de Jerusalém.


Esse deveria ser o "projeto da igreja", viver em comunidade, numa comunidade formada por pessoas que realmente se amam, de pessoas que tem prazer em estar com o outro, e que tem prazer em receber o outro, que tem prazer em partilhar em abençoar e ser abençoado. De pessoas que abrem o coração e repeitam os de coração aberto, que não estão preocupadas em que está certo ou errado mas em saber se este está bem ou mal se le está sofrendo se ele está alegre se está vivo, se se recuperou, pessoas que estavam preocupadas umas com as outras.


A socidade daquela época e de hoje entra em choque quando vê uma comunidade, quando vê um grupo de pessoas se amando, é a profunda conciência de que existe um outro jeito de viver, que existe uma outra forma de se relacionar, existe outra forma de ver a pessoa que está ao meu lado, e que mais do que saber se ela está certa ou errada é meu dever ajudar a ela encontrar o real sentido pra vida, a alegrai de viver e de ter esperança.

*Marionete; boneco controlado por cordas; pessoa sem personalidade que obedece às ordens de outra pessoa.
**Como no feudalismo, um senhor feudal que tinha domínio sobre um feudo.

Leonardo Pessoa

A IGREJA DE JESUS I


A Fundação

Mateus 16 registra uma conversa de Jesus com seus discípulos quando eles estavam numa terra bem distante chamada Cesaréia que ficava a noroeste de Israel, enquanto caminhava Jesus fez uma pergunta:
O que o povo daqui diz sobre mim? O interessante é que Jesus estava perguntando sobre sua própria identidade, não a identidade que ele sabia ter, mas a identidade que o povo lhe atribuía. Quando você se relaciona com alguém, este relacionamento não é baseado na identidade que você possuí, mas na identidade que lhe foi atribuída.
Jesus está perguntando isso, qual é a identidade que o povo lhe atribuía. Os discípulos responderam:
Eles te consideram um profeta. Como Elias, Jeremias ou João batista.
Jesus não fez qualquer comentário. O povo o comparou a profetas bastante duros; os profetas mencionados pelo povo eram profetas duros que levaram a Israel pensar seriamente sobre a sua vocação, seu chamado por parte de Deus. Mas eles erraram ao atribuir a Jesus somente o status de profeta, mas além de terem errado eles disseram mais sobre si que talvez gostassem de dizer. O que o povo disse sobre si mesmo ao fazer esta afirmação sobre quem achavam que era Jesus? Disseram que o importante do relacionamento deles com Jesus não era quem ele era mais o que podia fazer. Eles iam até Jesus buscar uma benção, buscar uma cura pra si, pros seus; por isso não importava muito quem Jesus era, importava sim o que ele podia fazer.
Será que ele pode curar meu filho? Pode multiplicar pães pra mim?
Ali se formou uma igreja, a igreja da multidão, aquela que não está nem um pouco interessada no que Jesus é ou representa desde que ele possa fazer o milagre. Quer receber de Jesus tudo o que puder. Esta igreja tem se proliferado no Brasil e no mundo, uma de suas características é ensinar como usufruir o máximo de Jesus pra si, obter dele todas as bênçãos possíveis que seu poder pode conceder. Qual foi a reação de Jesus ao comentário do povo?
Nenhuma; Jesus não reagiu. E como se ele tentasse dizer; que não há o que comentar.Diante deste tipo de postura não há o que comentar, há sim o que lamentar. Como ele não era de lamentos, não disse nada e estendeu a pergunta a seus discípulos:
E vocês quem vocês acham que eu sou? Pedro imediatamente respondeu:
Tú és o Cristo o filho do Deus vivo!Essa foi uma resposta corretíssima porque foi inspirada por Deus, Jesus mesmo disse: Pedro você é um homem feliz, porque não foi a tua inteligência nem sua perspicácia que o fizeram você perceber isto, mas foi o meu pai que esta no céu que revelou pra você.
Aqui surge outra igreja, a igreja dos discípulos, a igreja que sabe quem é Jesus.
Qual é o significado da resposta de Pedro? Quando ele disse que Jesus era o Cristo, ele disse na verdade que Jesus era o escolhido por Deus para libertar o povo. Essa é uma ótima resposta, porque o povo que acreditava que viria um messias, achava que o Cristo seria o maior de todos os profetas. Mas Pedro disse mais, ele disse: O filho do Deus vivo! Trocando em miúdos é; o senhor é Deus que veio em carne e osso nos libertar. Essa resposta é perfeita. Quer dizer, Jesus é o ungido, o libertador, mas não só um mero libertador o senhor é o próprio Deus. Esta é à base da igreja dos discípulos, a igreja dos que sabem quem Jesus é. E isso muda todo o relacionamento que já haviam tido com Jesus; sabe por quê?
Porque a um líder seguimos, a um chefe obedecemos, um profeta ouvimos, de um mestre aprendemos, mas a um deus? Um deus a gente adora; não tem outra opção, deus ou você rejeita, ou você adora.
Quando Pedro disse: Tu és Deus que vieste em carne e osso para nos libertar, uau... Ele tinha criado um novo relacionamento com Deus, um novo relacionamento com Jesus. O qual era um relacionamento de adorador, se Jesus é Deus vamos adorá-lo. E Jesus disse: Você é Pedro e sobre esta “pedra” eu vou edificar a minha igreja.
E qual é a pedra? Você pode pensar que a pedra é Pedro, mas não é. A pedra é Jesus, do jeito que Pedro falou como ele era.
Então o que é a igreja de Jesus? É a reunião das pessoas que estão ensinando sobre esta pedra, ou seja, que viram que Jesus é Deus que veio em carne e osso para nos libertar e passam a ser adoradores de Jesus.
E o que significa ser adorador de Jesus? Será que ser adorador de Jesus significa montar uma banda, montar um grupo de louvor, ter uma oportunidade e falar algo no culto de domingo? O que é ser um adorar? Adorar é imitar! Foi isso que Paulo disse: sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Quando você adora alguém você tenta imitá-lo você tenta parecer com ele, procura se vestir como ele, falar como ele ou como ela. Quem é que adora a Jesus? Aqueles que o imitam, e buscam imitá-lo, que olham pra ele como quem olha pra um espelho pra se acertar a imagem dele. E toda vez que olhamos pra Jesus com desejo de ser igual a ele, isso soa pro Espírito de Deus como uma oração, e uma oração que ele sempre atente.
O que penso é que a igreja é a reunião de pessoas que adoram a Jesus, de pessoas que querem ser iguais a ele, de pessoas que procuram imitá-lo no seu relacionamento com Deus, no seu relacionamento com o próximo, no seu relacionamento consigo mesmo. E de quantas pessoas são necessárias para que essa igreja surja? Duas ou três reunidas em torno de Jesus, para conhecê-lo melhor, para reverenciá-lo, para imitá-lo e para reproduzi-lo no seu dia-dia e nos seus conhecimentos. (Este texto é uma transliteração de uma mensagem de Ariovaldo Ramos) 


Por Leonardo Pessoa
Bibliografia:
Livros Repintando a igreja - Rob Bell
Multidão e discípulos: as duas igrejas da realidade
Mensagem Como escolher a igreja certa? - Ricardo Gondim
Ariovaldo Ramos - Mensagem

FIM DOS TEMPOS!


Qual é a última coisa que esperamos em qualquer tipo de relacionamento? O seu fim; não é verdade? Por isso é tão difícil entender o cristianismo. Por que o cristianismo seria, ou pelo menos a maioria das vezes é se anunciado assim, como uma relação que já se tem decretado o seu fim, alias, ao que se parece espera-se por ele.
Este elemento apocalíptico está presente desde o antigo testamento, isto fica claro se observarmos os profetas e os salmos que trazem uma mensagem acerca do “DIA DO SENHOR”, que é a intervenção de Deus na história humana para libertar Israel dos seus inimigos e estabelecer uma era de justiça e paz. O próprio Jesus manteve esta ênfase ao fazer da vinda iminente do reino de Deus a sua mensagem principal. Os apóstolos preservaram está convicção. Segundo eles o reino de Deus está presente, mais ainda não alcançou sua plenitude.
E essa permanente tensão tem feito com que os cristãos, a cada geração se preocupem com maior ou menos intensidade, com as questões referentes ao fim dos tempos.
Se analisarmos bem os evangelhos veremos que os seus próprios escritores tiveram dificuldade de assimilar este tema. No evangelho de Marcos capitulo 13 a impressão que o autor nos passa é que o “fim” viria com a destruição do templo, porém quando Mateus vai escrever o seu evangelho por volta do ano 70 a 80 d.C. o templo já tinha sido destruído e fim não havia chegado então ele dá um novo ressignificado a este fato dando a ênfase que o fim dos tempos viria quando ouvíssemos falar de rumores de guerras, de nação contra nação, quando houvesse fome, pestes e terremotos.
Da época que o evangelho foi escrito pra cá já ocorreram centenas de guerras duas só mundiais, dezenas de vírus diagnosticados, e mais um novo este mês o H1N1 a gripe suína, fome e terremotos são as manchetes dos jornais diários e o fim ainda não veio. Devo confessar que certos textos da bíblia me causam questionamentos sobre o fim vou citar um “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Ora, Cristo está realmente conosco ou devemos esperá-lo num futuro escatológico?
O problema é que ficar esperando a vinda de Jesus no fim dos tempos pode ter se tornado uma distração que nos impede a relação com ele, aqui e agora!

“... varões galileus porque estais olhando para o céu?” As palavras daquele homem na ascensão de Cristo me desafiam a viver o hoje, e acredito que é isso que a palavra “fim” precisa causar dentro de nos. O próprio Pedro disse isso I Pedro 4:7-9 “O fim de todas as coisas está próximo. Por isso, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam hospitaleiros uns com os outros, sem reclamação”.
A certeza de que haverá um fim precisa causar dentro de nos questionamentos sobre como estamos vivendo o agora! Existe uma música do Paulinho Moska cantada pelo Lenine que diz exatamente isto, faço delas minhas palavras.
Meu amor, O que você faria. Se só te restasse um dia? Se o mundo fosse acabar me diz o que você faria?
Ia manter sua agenda, de almoço, hora, apatia? Ou esperar os seus amigos, na sua sala vazia.
Meu amor, o que você faria. Se só te restasse um dia? Se o mundo fosse acabar me diz o que você faria? Corria pr'um shooping Center, ou para uma academia?
Prá se esquecer que não dá tempo, o TEMPO que já se perdia...”


Por Leonardo Pessoa

NO QUE SE BASEIA SUA FÉ?


Como definimos fé? Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja realmente verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. O que é um choque para qualquer materialista. Muitas pessoas não acreditam no que não podem ver, são materialistas, mas o materialismo não é provado cientificamente sabia? Somente a física tem uma postura sobre o materialismo, e uma postura muito interessante.
Segundo a física a matéria é invisível, vou usar o exemplo de uma cadeira, não vemos a cadeira o que vemos segunda a física é a luz refletida na cadeira, porque se não houvesse luz não a veríamos. Ou seja, a cadeira não existe sem a luz. Como não existe se mesmo não a vendo posso tocá-la?
A matéria é feita de átomos, a superfície dos átomos são os elétrons, o que acontece se aproximar um elétron do outro? Eles se repelem, por quê? Por que tem a mesma carga, dois ímãs de mesma carga se repelem então quando você toca a matéria na verdade o que você sente como impressão tátil não é o toque, mas a força de repulsão eletrostática entre os elétrons. Existem uma camada elétrons na superfície do chão que pisamos e nós estamos flutuando sobre essa camada porque os nossos pés também são de elétrons, há uma repulsão eletrostática.
Se fosse possível tocar a matéria haveria fusão atômica, a cada aperto de mão haveria uma explosão, a cada abraço um quarteirão seria destruído ou o mundo. Segundo a física a matéria é então invisível e intangível, o materialista então acredita naquilo que ele não vê e naquilo que ele não toca. É necessário muita fé para ser um materialista.
A fé é uma parte essencial da vida diária. Confiamos em que as coisas operarão normalmente, e passamos o dia com tal confiança. Contudo, raramente pensamos nela nestes termos. Pense nisso. Quando comemos uma refeição, não confiamos naqueles que a prepararam? Se comprarmos alguma coisa no mercado e a comermos, não estaremos confiando que aqueles que a fizeram e a colocaram ali não a envenenaram? Quando um dos pais ou esposo põe uma refeição na mesa, quem não confia que um deles não pôs nela algo que nos matará? Não confiamos em outros membros da família quando vamos para a cama à noite? Confiamos que nossos amigos, nossos empregadores e outros são o que são. Não fazemos normalmente qualquer investigação científica, mas geralmente cremos e colocamos nossa fé em outros diariamente. Ficaríamos loucos se não fizéssemos isso.
Temos sucesso, empenhando nossa fé em atividades diárias e vivemos nossas vidas. É razoável viver deste modo? Mais uma vez, imagine como seria se não vivêssemos deste modo. Seria o caos, o desespero e a paranóia. De fato, argumentaríamos que não é razoável não viver deste modo. Quando se trata de fé em Deus, percebemos que não podemos provar cientificamente tudo, mas isto não muda a natureza razoável de nossa fé. A evidência existe, e confiamos nela. A fé é razoável quando apresentada com a evidência de um Criador. Não é razoável argumentar que a fé é oposta à ciência, uma vez que a própria ciência exige um grau de fé. Então, a posição razoável é que a fé é parte da vida; onde colocamos a nossa fé depende de como vemos a evidência que nos é apresentada.
Os cristãos e católicos são tidos mundialmente como um povo de fé, mas em que baseiam sua fé? Sua fé seria aquela baseada em milagres e maravilhas, em algo palpável como a dos materialistas? Espero que não, pois essa fé em si é muito pequena.
Precisamos é de uma fé que nos mova interiormente diante dos embates da vida, que nos dê coragem e força para que no dia em que houver um problema, uma aflição, uma frustração eu possa encará-los de outra forma. Precisamos de uma fé que não nos acovarde. O apostolo Pedro no dia em que foi afrontado, não sustentou sua fé e negou a Cristo, na bíblia em Lucas 22:54 diz: “Então, prendendo-o, o levaram Jesus e o introduziram na casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia de longe.”
O interessante é que alguns versículos antes este mesmo Pedro é o ousado, quando ele estava no grupo dos apóstolos na presença de Jesus, quando achava que Cristo estava no controle da situação ele tira a espada da bainha, e vai pra cima dos soldados, ele é valente. Mas quando muda o cenário, Jesus está preso, o ambiente se torna hostil ai Pedro é hesitante ele caminha à distância.
Alguma vez você reparou que nos ambientes religiosos somos mais ousados, reparou que quando estamos em grupo fazemos coisas que jamais faríamos sozinhos, serve de exemplo uma torcida organizada, nossa fé e atos são ousados. Mas mude o ambiente, e vai ver como mudam as atitudes.
Precisamos transferir nossas convicções religiosas, nossa fé e nossos comportamentos religiosos para a arena da vida, porque não é em um espaço religioso que temos de demonstrar nossa fé, mas na vida diária, no corredor de uma UTI diante de um diagnostico contrário e frente a uma decepção. Pedro seguia Jesus agora a distância, não é mais o mesmo ele agora hesita e precisamos de uma fé que não hesite mediante as circunstâncias.
Precisamos de uma fé que não nos deixe conformar, em Lucas 22:55 “E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles”. Veja agora não é mais uma fé que segue a distancia, agora é uma fé que se conforma, pois agora ele se atola no conformismo. O Salmo 1:1 diz: “Bem-aventurado o homem que 1°] não segue o conselho dos ímpios, 2°] não imita a conduta dos pecadores, 3°] nem se assenta na roda dos escarnecedores”. São os três degraus que Pedro desce; primeiro ele ouve, depois ele imita, então ele senta. Será que nossa fé tem força suficiente para não nos deixar assentar na roda dos escarnecedores?
As pressões sócias não podem nos influenciar roubando nossa capacidade de dizer não, ao que é contrario a nossa fé aos nossos valores, mas foi o que Pedro fez. Pedro está se aquecendo no fogo que foi aceso pelas pessoas que vão matar o seu senhor, pessoas que vão crucificar a Jesus o autor de sua fé. E como sair para jantar como o assassino do seu filho e fazer de conta que nada aconteceu, é assistir o discurso do ditador que matou o seu pai e ficar de pé e aplaudir o que ele disse. É isso que acontece com Pedro, se conforma se acomoda, é isso que nos acontece muitas vezes conosco. Nós precisamos de uma fé que não recue diante da circunstancias Hebreus 11: 38 diz:“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”. Se não obtivermos uma fé assim ela será mentirosa.
Por terem fé homens foram de encontro ao fogo sem a certeza do escape, apenas para manter-se fiel ao que acreditavam. Através da fé o homem percebe que só Deus pode, por isso deixa de ser um orgulhoso independente, mas ao mesmo tempo ela o leva a abandonar uma dependência infantil que busca soluções para tudo. A fé leva a pessoa a compreender que Deus a chamou para agir neste mundo com responsabilidade e não para aprender a evitar o mundo com suas contingências.Assim, através da fé o homem pode realizar Deus neste mundo e ouvir a celebre frase: a sua fé te salvou.
Por Leonardo Pessoa
Bibliografia
[Livros: Os Átomos - Editora: Salvat Editora do Brasil S.A – Autor: Amadeo Montoto / Física Moderna - Estrutura da Matéria – Editora: Campus - Autor: Francisco Caruso, Vitor Oguri / A Física – Editora: Loyola – Autor: Anna Hurwic]
Doy Moyer – A ciência da fé / Ricardo Gondim – Em que sua fé se sustenta / Eliel Batista – A fé produz mudanças.