NO QUE SE BASEIA SUA FÉ?


Como definimos fé? Fé é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja realmente verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. O que é um choque para qualquer materialista. Muitas pessoas não acreditam no que não podem ver, são materialistas, mas o materialismo não é provado cientificamente sabia? Somente a física tem uma postura sobre o materialismo, e uma postura muito interessante.
Segundo a física a matéria é invisível, vou usar o exemplo de uma cadeira, não vemos a cadeira o que vemos segunda a física é a luz refletida na cadeira, porque se não houvesse luz não a veríamos. Ou seja, a cadeira não existe sem a luz. Como não existe se mesmo não a vendo posso tocá-la?
A matéria é feita de átomos, a superfície dos átomos são os elétrons, o que acontece se aproximar um elétron do outro? Eles se repelem, por quê? Por que tem a mesma carga, dois ímãs de mesma carga se repelem então quando você toca a matéria na verdade o que você sente como impressão tátil não é o toque, mas a força de repulsão eletrostática entre os elétrons. Existem uma camada elétrons na superfície do chão que pisamos e nós estamos flutuando sobre essa camada porque os nossos pés também são de elétrons, há uma repulsão eletrostática.
Se fosse possível tocar a matéria haveria fusão atômica, a cada aperto de mão haveria uma explosão, a cada abraço um quarteirão seria destruído ou o mundo. Segundo a física a matéria é então invisível e intangível, o materialista então acredita naquilo que ele não vê e naquilo que ele não toca. É necessário muita fé para ser um materialista.
A fé é uma parte essencial da vida diária. Confiamos em que as coisas operarão normalmente, e passamos o dia com tal confiança. Contudo, raramente pensamos nela nestes termos. Pense nisso. Quando comemos uma refeição, não confiamos naqueles que a prepararam? Se comprarmos alguma coisa no mercado e a comermos, não estaremos confiando que aqueles que a fizeram e a colocaram ali não a envenenaram? Quando um dos pais ou esposo põe uma refeição na mesa, quem não confia que um deles não pôs nela algo que nos matará? Não confiamos em outros membros da família quando vamos para a cama à noite? Confiamos que nossos amigos, nossos empregadores e outros são o que são. Não fazemos normalmente qualquer investigação científica, mas geralmente cremos e colocamos nossa fé em outros diariamente. Ficaríamos loucos se não fizéssemos isso.
Temos sucesso, empenhando nossa fé em atividades diárias e vivemos nossas vidas. É razoável viver deste modo? Mais uma vez, imagine como seria se não vivêssemos deste modo. Seria o caos, o desespero e a paranóia. De fato, argumentaríamos que não é razoável não viver deste modo. Quando se trata de fé em Deus, percebemos que não podemos provar cientificamente tudo, mas isto não muda a natureza razoável de nossa fé. A evidência existe, e confiamos nela. A fé é razoável quando apresentada com a evidência de um Criador. Não é razoável argumentar que a fé é oposta à ciência, uma vez que a própria ciência exige um grau de fé. Então, a posição razoável é que a fé é parte da vida; onde colocamos a nossa fé depende de como vemos a evidência que nos é apresentada.
Os cristãos e católicos são tidos mundialmente como um povo de fé, mas em que baseiam sua fé? Sua fé seria aquela baseada em milagres e maravilhas, em algo palpável como a dos materialistas? Espero que não, pois essa fé em si é muito pequena.
Precisamos é de uma fé que nos mova interiormente diante dos embates da vida, que nos dê coragem e força para que no dia em que houver um problema, uma aflição, uma frustração eu possa encará-los de outra forma. Precisamos de uma fé que não nos acovarde. O apostolo Pedro no dia em que foi afrontado, não sustentou sua fé e negou a Cristo, na bíblia em Lucas 22:54 diz: “Então, prendendo-o, o levaram Jesus e o introduziram na casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia de longe.”
O interessante é que alguns versículos antes este mesmo Pedro é o ousado, quando ele estava no grupo dos apóstolos na presença de Jesus, quando achava que Cristo estava no controle da situação ele tira a espada da bainha, e vai pra cima dos soldados, ele é valente. Mas quando muda o cenário, Jesus está preso, o ambiente se torna hostil ai Pedro é hesitante ele caminha à distância.
Alguma vez você reparou que nos ambientes religiosos somos mais ousados, reparou que quando estamos em grupo fazemos coisas que jamais faríamos sozinhos, serve de exemplo uma torcida organizada, nossa fé e atos são ousados. Mas mude o ambiente, e vai ver como mudam as atitudes.
Precisamos transferir nossas convicções religiosas, nossa fé e nossos comportamentos religiosos para a arena da vida, porque não é em um espaço religioso que temos de demonstrar nossa fé, mas na vida diária, no corredor de uma UTI diante de um diagnostico contrário e frente a uma decepção. Pedro seguia Jesus agora a distância, não é mais o mesmo ele agora hesita e precisamos de uma fé que não hesite mediante as circunstâncias.
Precisamos de uma fé que não nos deixe conformar, em Lucas 22:55 “E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles”. Veja agora não é mais uma fé que segue a distancia, agora é uma fé que se conforma, pois agora ele se atola no conformismo. O Salmo 1:1 diz: “Bem-aventurado o homem que 1°] não segue o conselho dos ímpios, 2°] não imita a conduta dos pecadores, 3°] nem se assenta na roda dos escarnecedores”. São os três degraus que Pedro desce; primeiro ele ouve, depois ele imita, então ele senta. Será que nossa fé tem força suficiente para não nos deixar assentar na roda dos escarnecedores?
As pressões sócias não podem nos influenciar roubando nossa capacidade de dizer não, ao que é contrario a nossa fé aos nossos valores, mas foi o que Pedro fez. Pedro está se aquecendo no fogo que foi aceso pelas pessoas que vão matar o seu senhor, pessoas que vão crucificar a Jesus o autor de sua fé. E como sair para jantar como o assassino do seu filho e fazer de conta que nada aconteceu, é assistir o discurso do ditador que matou o seu pai e ficar de pé e aplaudir o que ele disse. É isso que acontece com Pedro, se conforma se acomoda, é isso que nos acontece muitas vezes conosco. Nós precisamos de uma fé que não recue diante da circunstancias Hebreus 11: 38 diz:“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”. Se não obtivermos uma fé assim ela será mentirosa.
Por terem fé homens foram de encontro ao fogo sem a certeza do escape, apenas para manter-se fiel ao que acreditavam. Através da fé o homem percebe que só Deus pode, por isso deixa de ser um orgulhoso independente, mas ao mesmo tempo ela o leva a abandonar uma dependência infantil que busca soluções para tudo. A fé leva a pessoa a compreender que Deus a chamou para agir neste mundo com responsabilidade e não para aprender a evitar o mundo com suas contingências.Assim, através da fé o homem pode realizar Deus neste mundo e ouvir a celebre frase: a sua fé te salvou.
Por Leonardo Pessoa
Bibliografia
[Livros: Os Átomos - Editora: Salvat Editora do Brasil S.A – Autor: Amadeo Montoto / Física Moderna - Estrutura da Matéria – Editora: Campus - Autor: Francisco Caruso, Vitor Oguri / A Física – Editora: Loyola – Autor: Anna Hurwic]
Doy Moyer – A ciência da fé / Ricardo Gondim – Em que sua fé se sustenta / Eliel Batista – A fé produz mudanças.

0 comentários: